Desemprego na indústria cresce 5,1% e expectativas continuam negativas

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2015 11h25
Arquivo/Agência Brasil Indústria

Indústria tem nova queda e número de trabalhadores desempregados cresce 5,1% nos últimos doze meses, informa o IBGE. Falando a Denise Campos de Toledo, o economista do IEDI Rogério César de Souza enfatiza que a situação, ruim em março, será ainda pior em abril. “A crise no emprego industrial se acelerou e a perspectiva não é nada positiva para os próximos trimestres”, avalia. O indicador de Confiança da Confederação Nacional da Indústria mostra o setor preocupado com o atual momento.

O economista Marcelo Azevedo assinala que dois problemas explicam o pessimismo, capazes de agravar a crise do emprego nas fábricas. “Expectativas pessimistas e avaliação negativa dos investimentos atuais com isso os investimentos são adiados e pode refletir no emprego sem dúvida”, afirma. Ele diz que, nos últimos anos, a indústria enfrenta problemas de elevação de custos como energia elétrica, além de queda na demanda.

O economista acrescenta, como fator de insatisfação do setor, problemas financeiros derivados dos juros elevados do governo federal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.