Desemprego sobe a 8,1% no trimestre encerrado em maio, diz IBGE

  • Por Jovem Pan
  • 09/07/2015 09h36

Ao longo de 2014 Ernesto Rodrigues/Folhapress emprego desacelera

O desemprego registrado no trimestre terminado em maio foi de 8,1%. O número representa uma alta em relação ao mesmo período do ano anterior (7%) e também em relação ao trimestre encerrado no mês anterior, fevereiro deste ano, com 7,4%.

No trimestre encerrado em abril, o desemprego registrado tinha sido de 8%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Mensal.

Esta avalia os dados do mês em questão, neste caso maio, bem como as informações dos dois meses anteriores (março e abril). Segundo o instituto, são pesquisados 211.344 domicílios particulares permanentes distribuídos em cerca de 3,5 mil municípios.

Desemprego

O número de desempregados subiu 10,2% entre março e maio, o que representa cerca de 8,2 milhões. No trimestre anterior, de dezembro a fevereiro, o número de pessoas desempregadas era de 7,4 milhões.

Em relação ao múmero de pessoas empregadas, o número não apresentou variação significativa em relação ao trimestre anterior e permeneceu próximo de 92,1 milhões.

Rendimento mensal

O rendimento real médio, com a inflação já descontada, ficou em R$ 1.863 no trimestre encerrado no mês de maio. O valor não apresenta variação significativa em relação aos trimestre anterior e nem ao mesmo período do ano passado, quando era de R$ 1.870.

Desemprego em maio

O IBGE também realiza a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a última, referente ao mês d emaio e divulgada no mês passado, mostra que o desemprego registrado foi de 6,7%. O registro é o maior para o mês desde 2010.

A Pesquisa utiliza dados das regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, São paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre e possui menos abrangência que a Pnad Contínua.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.