Deslizamento em mina na Colômbia deixa número indeterminado de vítimas

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 18h23

Bogotá, 14 fev (EFE).- O deslizamento de uma mina de ouro em uma região remota e selvagem do departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia, deixou um número indeterminado de vítimas que as autoridades tentam confirmar, informou nesta sexta-feira Lina Dorado, do Escritório de Gestão de Risco do departamento.

O acidente aconteceu em uma mina a céu aberto em um ponto chamado La Profundidad, no município de Santa Bárbara de Iscuandé, disse à Agência Efe Lina, que ressaltou que esses são dados preliminares.

A dificuldade para acessar a região, na qual só se pode chegar de barco ou helicóptero, e confirmar as informações passadas pelos moradores do lugar levou a que distintas autoridades tenham contabilizado números díspares.

A Força Aérea Colombiana (FAC), que enviou helicópteros com socorristas disse, inicialmente, que tinha informação de dez pessoas mortas e 25 feridas, mas esses números não puderam ser confirmados.

O Sistema Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (SNGRD) afirmou em Bogotá que seus oficiais em Nariño reportaram que o deslizamento deixou 17 pessoas feridas e 15 soterradas, sem mencionar mortes.

O governo de Nariño, por sua vez, confirma que há 17 feridos, mas só tem informação preliminar de cinco desaparecidos.

De acordo com o SNGRD, o acidente ocorreu por volta das 11h20 horário local (14h20, horário de Brasília).

Para agilizar o resgate, a FAC disponibilizou helicópteros tipo “Ángel” para a retirada dos feridos mais graves, e transferiu as primeiras equipes de socorro e bombeiros de Pasto, a capital de Nariño, para a região.

“O acesso ao local é muito difícil. É uma região do Pacífico e só se pode chegar lá por via fluvial ou aérea porque não há estrada”.

Por enquanto, ainda são desconhecidas as causas do desastre, mas foi mencionada a possibilidade de que a mina de ouro funcionasse ilegalmente.

Na região convivem diferentes grupos armados, desde as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) até grupos narco paramilitares. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.