Dez membros da família que inspirou “Os Sopranos” são presos em Nova Jersey

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2015 21h18

Nova York, 12 mar (EFE).- Dez membros e associados da família criminosa DeCavalcante, que serviu de inspiração para a popular série “Os Sopranos”, foram presos nesta quinta-feira em Nova Jersey acusados de tentativa de homicídio, tráfico de drogas e por comandarem uma rede de prostituição.

Charles Stango, de 71 anos, Frank Nigro, de 72, e Paul Colella, de 68, foram detidos após conspirarem para matar um membro de um grupo mafioso rival, informou o promotor Paul J. Fishman.

Stango, um dos líderes do clã, teria obtido a permissão para realizar o homicídio por parte de Nigro, “consiglieri” (conselheiro) da família, enquanto o papel de Colella seria conseguir a aprovação do resto dos membros para a operação.

No entanto, vários agentes infiltrados desmantelaram a tentativa de homicídio, prendendo o trio antes de o crime ocorrer.

Além disso, entre 12 de dezembro de 2014 e a última segunda-feira, Stango e vários companheiros foram gravados em áudio e vídeo na busca de provas sobre o tráfico de drogas.

Na operação se descobriu a participação no crime do filho de Stango, Anthony (também envolvido com ao lado do pai em uma rede de prostituição de luxo) e outros membros mais jovens do clã, como John Capozzi, de 34 anos, Mario Galli, de 23, e Nicholas Degidio, de 37, que enfrentam processo por traficar 500 gramas de cocaína.

“Apesar de seu poder ter sido debilitado por inumeráveis prisões e seus próprios ajustes de contas, as famílias tradicionais do crime organizado seguem sendo um problema real”, assegurou Fishman.

A família DeCavalcante, considerada pelo FBI como “uma das mais destacáveis do crime organizado”, serviu de inspiração para a equipe de roteiristas da série “Os Sopranos”, da HBO, protagonizada por James Gandolfini, morto em 2013, e considerada como o início da nova época dourada da televisão nos Estados Unidos.

O FBI hoje garantiu que a operação representou “um golpe severo para a família da Cosa Nostra. É também uma mensagem à Cosa Nostra de que faremos tudo dentro dos poderes legais para eliminar a Cosa Nostra de Nova Jersey”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.