Dezenas de cartazes com proclamas antissemitas aparecem em ruas de Roma

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 11h44

Roma, 28 jul (EFE).- As ruas principais de Roma amanheceram nesta segunda-feira com vários cartazes e pintadas com palavras antissemitas, suásticas e cruzes celtas e também nas vitrines de alguns negócios administrados por famílias judias.

Os cerca de 70 cartazes apareceram em muros de bairros centrais como Prati, no limite da Cidade do Vaticano, e San Giovanni in Laterano, vizinha à homônima catedral de Roma.

O prefeito de Roma, Ignazio Marino, ordenou a imediata retirada destes panfletos nos quais os autores, ainda não identificados, apontavam o Estado de Israel como “inimigo” e se manifestavam a favor da Palestina, alegando compartilhar o “mesmo inimigo”.

“Anne Frank farsante” ou “Cada palestino é um camarada! Mesmo inimigo, mesma barricada” foram algumas das frases pichadas que puderam ser lidas esta manhã pelos moradores romanos e pelos vários turistas que visitam a cidade.

O presidente da comunidade judaica da capital italiana, Riccardo Pacifici, pediu que as autoridades não “baixem a guarda diante desta campanha de ódio”.

“Esta manhã Roma despertou do pior modo possível. Seus muros foram cobertos por dezenas de palavras de ordem e símbolos neonazistas encorajando o ódio contra os judeus, o que fez lembrar 1933, quando nesta cidade algumas lojas propriedade de judeus foram marcadas com estrelas de David amarelas”, advertiu Pacifici.

O líder hebraico indicou que Roma não pode se transformar em Paris, uma cidade na qual, segundo ele, os “judeus são atacados, as sinagogas importunadas e onde andar com a kipá -solidéu judaico – na cabeça é um perigo concreto”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.