Dezenas de milhares de pessoas apoiam em Moscou a reunificação com a Crimeia

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2014 11h43

Moscou, 7 mar (EFE).- Dezenas de milhares de pessoas, mais de 65 mil segundo o Ministério do Interior da Rússia, estão realizando uma manifestação no centro de Moscou para apoiar a iniciativa do Parlamento regional da república autônoma ucraniana da Crimeia de se incorporar à Rússia.

O grande comício está ocorrendo ao lado do Kremlin e os manifestantes portam bandeiras russas e cartazes com frases como: “Acreditamos em Putin” e “Crimeia é russa”.

A concentração reúne membros de várias organizações civis, militares e partidos políticos como o Rússia Unida, legenda que apoia o presidente russo, Vladimir Putin.

O Conselho Superior da Crimeia (Parlamento regional) adotou ontem uma decisão para sua reunificação com a Rússia, da qual fez parte até 1954, e convocou um referendo sobre essa questão para 16 de março.

Logo após adotar a decisão, o vice-primeiro-ministro do autoproclamado governo da autonomia rebelde, Ruslan Temirgaliev, disse à imprensa que as forças armadas russas enviadas à península serão consideradas legais, e o resto, “de ocupação”.

O presidente da Duma (Câmara dos Deputados) da Rússia, Sergei Narishkin, afirmou hoje que os legisladores russos apoiarão a “opção que faça livre e democraticamente” a população da Crimeia. EFE

aep/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.