DF contabiliza cerca de 35 pessoas infectadas por superbactéria
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal contabilizou a contaminação por superbactérias em quatro unidades desde o início do ano. Ao todo, 35 pessoas já teriam sofrido algum tipo de manifestação do microorganismo.
Os casos deverão ganhar uma atenção especial de representantes do setor e de técnicos da Anvisa em um encontro previsto para essa sexta-feira (05). Até o momento, as unidades atingidas foram as de Santa Maria, Taguatinga, Guaráx e a UPA de Sobradinho.
A última vítima foi uma idosa de 83 anos, que havia sido internada com um quadro de pneumonia. Ela foi infectada com a bactéria multirresistente KPC e foi transferida da UPA para o Hospital regional de Sobradinha nesta quinta (04).
As autoridades de saúde prometem uma política de controle e prevenção contra os microorganismos superesistentes. Entre as medidas preventivas estão a lavagem de mãos e o uso de uniformes adequados.
A secretaria de Atenção à saúde prevê para segunda-feira (08) um anúncio de uma política de controle e prevenção a resistência de bactérias. Na última quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde do DF informou que 16 pacientes estavam isolados no Hospital regional de Santa Maria devido a bactéria Acinetobacter baumannii.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.