DF contabiliza cerca de 35 pessoas infectadas por superbactéria

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2015 14h19
  • BlueSky
2004 Matthew J. Arduino, DRPH; Janice Carr This SEM depicts a highly magnified cluster of Gram-negative, non-motile Acinetobacter baumannii bacteria; Mag - 13331x. Members of the genus Acinetobacter are nonmotile rods, 1-1.5µm in diameter, and 1.5-2.5µm in length, becoming spherical in shape while in their stationary phase of growth. Acinetobacter spp. are widely distributed in nature, and are normal flora on the skin. Some members of the genus are important because they are an emerging cause of hospital acquired pulmonary, i.e., pneumoniae, hemopathic, and wound infections. Divulgação/Wikimedia Commons Acinetobacter baumannii

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal contabilizou a contaminação por superbactérias em quatro unidades desde o início do ano. Ao todo, 35 pessoas já teriam sofrido algum tipo de manifestação do microorganismo.

Os casos deverão ganhar uma atenção especial de representantes do setor e de técnicos da Anvisa em um encontro previsto para essa sexta-feira (05). Até o momento, as unidades atingidas foram as de Santa Maria, Taguatinga, Guaráx e a UPA de Sobradinho.

A última vítima foi uma idosa de 83 anos, que havia sido internada com um quadro de pneumonia. Ela foi infectada com a bactéria multirresistente KPC e foi transferida da UPA para o Hospital regional de Sobradinha nesta quinta (04).

As autoridades de saúde prometem uma política de controle e prevenção contra os microorganismos superesistentes. Entre as medidas preventivas estão a lavagem de mãos e o uso de uniformes adequados.

A secretaria de Atenção à saúde prevê para segunda-feira (08) um anúncio de uma política de controle e prevenção a resistência de bactérias. Na última quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde do DF informou que 16 pacientes estavam isolados no Hospital regional de Santa Maria devido a bactéria Acinetobacter baumannii.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.