Dia do Preservativo em Lima tem distribuição 30 mil camisinhas
Lima, 13 fev (EFE).- A Fundação AHF, que promove mundialmente a prevenção à Aids, distribuiu nestas sexta-feira 30 mil camisinhas em Lima (Peru) a partir de um ônibus chamado “Condomóvil” para comemorar o Dia do Preservativo e incentivar o uso desse método para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
A filial da AHF no Peru organizou esta campanha na capital justamente na véspera do Dia de São Valentim, quando diversas entidades e empresas também promovem serviços e produtos para os casais.
Após percorrer vários bairros vestidos de preservativo, os ativistas da Fundação se dirigiram à Praça San Martín, no centro histórico, onde havia um evento para dar informações à população. No local, o grupo ofereceu testes gratuitos para o diagnostico do vírus do HIV, da Hepatite B e da Sífilis.
“Nosso objetivo é sensibilizar quanto ao uso do preservativo já que em 97% dos casos a infecção acontece pelo não uso desse método”, declarou o coordenador da AHF Peru, José Luis Sebastián Hospedarias.
De acordo com a Fundação, no Peru apenas quatro de cada dez jovens com idades entre 15 e 24 anos usam camisinha de maneira consistente para se proteger do vírus do HIV e prevenir gestações indesejadas.
A AHF criou o “Dia Internacional do Preservativo” como uma forma de conscientizar a população de que a epidemia de Aids pode ser evitada com o uso da camisinha. Atualmente, 36 países participam da campanha.
O chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Arcebispo Loayza, Eduardo Matos, disse ao jornal “La República” que o uso do preservativo durante o ao sexual previne em até 99% algum tipo de contágio por via sexual do vírus HIV e da Hepatite B. EFE
mmr/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.