Diferenças entre leste e oeste persistem após 25 anos de reunificação alemã

  • Por Agencia EFE
  • 23/09/2015 11h41
  • BlueSky

Berlim, 23 set (EFE).- Um quarto de século depois que da reunificação alemã persistem uma série de diferenças econômicas entre o leste e o oeste do país, apesar dos progressos feitos em busca da convergência.

Essa é a conclusão central do relatório anual do governo alemão sobre o estado da unidade alemã, aprovado nesta quarta-feira pelo Conselho de Ministros e apresentado em entrevista coletiva em Berlim.

Desde 1990 o PIB por habitante do leste do país dobrou, mas ainda está um terço abaixo do nível do oeste alemão.

Em 2014 o índice de desemprego no território da extinta República Democrática da Alemanha (RDA) alcançou um mínimo histórico de 9,8%, mas ainda claramente acima dos 5,9 % no oeste do país.

“Apesar de todos os sucessos, o processo de convergência econômica é muito lento há alguns anos”, disse a encarregada do governo alemão para o processo de equiparação das condições de vida entre leste e oeste da Alemanha, Iris Gleicke.

A causa fundamental do arrefecimento do processo, segundo Gleicke, é a ausência de grandes empresas e de sedes centrais de companhias no leste do país, com seus centros de pesquisa e de inovação.

Isso leva à economia do leste a apresentar um nível baixo de internacionalização e a ter muitos deveres pendentes em relação a inovação e ao aumento da competitividade.

No entanto, o balanço de Gleicke foi otimista: “Alcançamos muitíssimo em 25 anos e o resto também vamos conseguir”, manifestou.

A delegada do governo destacou além disso o mérito de terem sido capazes de enfrentar alguns dos efeitos da reunificação, como o desemprego em massa e a migração da população jovem para o oeste.

Entre uma das tarefas fundamentais para o futuro imediato está a equiparação do nível das prestações de aposentadoria, já que as diferenças que ainda existem nesse ponto ameaçam se transformar em um símbolo da desigualdade.

“Temos que conseguir a equiparação da previdência para que ao fim se consolide a unidade social na Alemanha”, disse Gleicke. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo