Digitar no celular ao volante é tão perigoso quanto beber e dirigir, diz especialista

  • Por Jovem Pan
  • 27/01/2016 18h25
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas Trânsito em São Paulo

Digitar uma única mensagem no celular enquanto se dirige pode tirar totalmente a atenção do motorista do trânsito por 23 segundos. “Mesmo uma olhada rápida e mensagem curta pode provocar um acidente”, explica Diogo Garcia, coordenador do Centro de Traumas do Hospital Samaritano de São Paulo, que comentou dados divulgados nesta quarta (27) em entrevista exclusiva à Jovem Pan.

Dos entrevistados, 93% acham perigoso digitar ao volante e continuar dirigindo. O que os faria parar? 67% disseram que parariam se sofressem um acidente ou se um familiar sofresse. Deixariam o hábito 10% se houvesse multas mais efetivas. O que impressiona é que 8% disseram que não parariam de jeito nenhum de usar o celular no trânsito.

Garcia refuta a ideia de usar o aparelho apenas durante o sinal vermelho. “O problema de usar no farol vermelho é que você vai iniciar uma conversa, depois deixa (o aparelho) de lado, mas se toca, o cérebro tem o impulso de olhar a mensagem. “Depois você acaba continuando essa conversa durante o trânsito”, explica.

Para solucionar a questão, o especialista defende “uma campanha conjunta de educação da população e mudar a legislação”. Para ele, o hábito de digitar ao volante, costume que precisa ser combatido, “é tão perigoso quanto beber e dirigir”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.