Dilma e Vázquez se comprometem com integração entre Brasil e Uruguai

  • Por Agência EFE
  • 21/05/2015 15h58
EFE Presidente Dilma Rousseff e seu colega uruguaio Tabaré Vázquez

A presidente Dilma Rousseff e seu colega uruguaio, Tabaré Vázquez, se compromoteram nesta quinta-feira a continuar com o processo de integração entre ambos os países, sobretudo nos setores de energia, infraestruturas e indústria.

“Quero destacar o campo da integração energética”, declarou Dilma junto a Vázquez, que foi recebido pela presidente em Brasília.

Dilma se referiu em particular à linha de transmissão entre as cidades de São Carlos e Candiota, que segundo disse permitiu “a integração física dos sistemas elétricos” de ambos países por meio de um modelo que qualificou de “exemplar” para toda América do Sul.

A presidente também ressaltou a importância do parque eólico de Artilleros, construído no Uruguai com participação da Eletrobras e que contribuirá para gerar um “processo permanente de troca de eletricidade” entre ambos países.

A governante ressaltou, além disso, que durante o primeiro encontro oficial com Vázquez ficou decidido “dar um novo impulso à integração das cadeias produtivas” nos setores naval, automotivo e de materiais para a produção de energia, entre outros.

Do mesmo modo, Dilma reiterou que seu governo convocará em setembro a licitação para a construção da segunda ponte sobre o rio Yaguarón, o que considerou que será “um novo canal para o transporte de pessoas e mercadorias”.

Vázquez, por sua vez, destacou que, como fruto de sua visita ao Brasil, ficou o compromisso de avançar em planos de promoção dos investimentos mútuos e de um programa piloto de segurança aduaneira, com o qual minimizará a ação dos contrabandistas.

O líder uruguaio também assinalou que ficou acordado estabelecer novas conexões aéreas entre as cidades de São Paulo e Punta del Este, o que será muito importante para o setor turístico uruguaio.

Após a reunião e uma declaração perante os jornalistas, ambos líderes compartilharam um almoço no Palácio do Itamaraty.

Vázquez, o primeiro socialista que chegou ao poder no Uruguai, governou entre 2005 e 2010 e foi reeleito para um novo mandato que iniciou em 1 de março, quando substituiu seu correligionário e sucessor, José Mujica.

Em seu primeiro período presidencial, Vázquez também escolheu o Brasil para sua primeira visita bilateral e foi recebido em 1 de abril de 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antecessor e mentor político de Dilma.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.