Dilma ironiza proposta de Aécio de aproximar Brasil da Ásia
Rio de Janeiro, 23 out (EFE).- A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rouseeff (PT), disse nesta quinta-feira que o Brasil já tem uma “excelente relação” com o continente asiático, em resposta à proposta de seu concorrente nas eleições do próximo domingo, Aécio Neves (PSDB), de aproximar o país da Ásia por meio da Aliança do Pacífico.
“Se a Aliança é uma ação dos governos (de Colômbia, Chile, México e Peru) rumo ao mercado do Pacífico asiático, devo dizer que o Brasil já tem uma excelente relação com a Ásia”, declarou Dilma, com certa ironia, em entrevista coletiva.
A presidente argumentou que o Brasil faz parte do grupo Brics, junto com Rússia, China, Índia e África do Sul, e que as economias indiana e chinesa são “duas das mais importantes dos mercados asiáticos”.
Em relação aos países da Aliança do Pacífico, Dilma também indicou que tem uma “excelente relação” e “admira” a presidente chilena, Michelle Bachelet, e que também tem “muito boa relação com Chile, Colômbia e Peru”.
A governante ressaltou ainda a importância que o Mercosul tem para o Brasil.
“Assim como há a Aliança do Pacífico, também há o Mercosul, e hoje todos na América Latina se deram conta da importância da nossa região”, afirmou.
Segundo a presidente e candidata, o comércio interno entre os países da América Latina “é hoje um dos maiores do mundo”, o que atribuiu, em parte, pelas trocas comerciais com outras regiões do planeta terem “caído muito” em meio à crise internacional. EFE
jrv-ed/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.