Dilma lamenta morte de Márcio Thomaz Bastos: “perdi um grande amigo”
Márcio Thomaz Bastos conversa com Dilma Rousseff
Márcio Thomaz Bastos conversa com Dilma RousseffA presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial de lamento pela morte de Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça durante parte do governo Lula (2003-2007).
Bastos também presidiu a seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogou no caso do mensalão e é reconhecido como tendo sido um dos maiores criminalistas do País.
Confira a nota de Dilma na íntegra:
Rendemos hoje as nossas homenagens a um grande brasileiro. O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo.
Márcio Thomaz Bastos era um defensor intransigente do direito de defesa e considerava o exercício da advocacia um pilar da sociedade livre. Como ministro da Justiça, foi responsável por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento.
Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de caráter e lealdade ímpares.
A seus familiares, amigos, alunos e admiradores, meus sentimentos nessa hora de dor.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.