Dilma lidera pesquisa Datafolha, mas tem empate técnico com Aécio no 2º turno
São Paulo, 18 jul (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), continua à frente nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro, mas precisaria disputar o segundo turno, no qual está tecnicamente empatada com Aécio Neves, senador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Segundo uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, Dilma caiu de 38% para 36%, seguida por Aécio Neves (20%) e pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 8%.
No quarto lugar está o pastor Everaldo Pereira, candidato do Partido Social Cristão (PSC), com 3%, enquanto o líder sindical José Maria de Almeida, que disputará sua quarta eleição presidencial pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), tem 1% das intenções de voto.
Luciana Genro, candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV); Rui Costa Pimenta, do Partido da Causa Operária (PCO) e Eymael, do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), ficaram com 1% cada.
De acordo com a pesquisa, em um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata do PT teria 44% dos votos, contra 40% do senador de Minas Gerais.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e, com isso, os dois se encontram tecnicamente empatados no segundo turno.
No entanto, em uma hipotética disputa com Eduardo Campos, Dilma teria 45%, enquanto o ex-governador de Pernambuco ficaria com 38% das intenções de voto.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de São Paulo” e pela “TV Globo” e o instituto Datafolha entrevistou 5.377 pessoas em 223 localidades nos dias 15 e 16 de julho.
Perguntados sobre sua avaliação do governo Dilma, 38% dos entrevistados o consideraram “regular”, 32% “ótimo” e 29% “ruim ou péssimo”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.