Dilma recebe Castro; Wagner convoca ministros para discutir ações contra zika

  • Por Agência Estado
  • 10/02/2016 20h09

A presidenta Dilma Rousseff em entrevista coletiva após reunião sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegypti Marcelo Camargo/Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff em entrevista coletiva após reunião sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

A presidente Dilma Rousseff se reuniu na tarde desta quarta-feira, 10, com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em encontro incluído pouco antes na agenda da presidente. A reunião aconteceu após Dilma receber representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Ao mesmo tempo em que a presidente conversou reservadamente com o ministro da Saúde, o titular da Casa Civil, Jaques Wagner, convocou mais uma reunião para tratar da mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya.

No próximo dia 13 ocorrerá a campanha nacional de conscientização, com a presença das Forças Armadas. A ideia é que a própria Dilma vá a algumas casas conversar com moradores sobre as medidas que devem ser tomadas para eliminar o mosquito. Ela deverá participar da visita a residências no Rio, cidade que está no centro das preocupações do governo por conta das Olimpíadas.

Participaram do encontro com Jaques Wagner os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo); Valdir Simão (Planejamento); Tereza Campello (Desenvolvimento Social); Aldo Rebelo (Defesa); Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social), além de secretários executivos de outras pastas.

Mais cedo, Wagner teve uma reunião com Castro e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, para tratar das ações de combate ao mosquito. O encontro teve como objetivo avaliar novas tecnologias de combate ao zika vírus.

Em conjunto, as duas pastas – Saúde e Ciência e Tecnologia – desenvolveram um projeto que foi debatido na reunião com uma série de medidas relacionadas ao surto da doença. Além de estudos que tratam de possíveis vacinas, o projeto prevê, por exemplo, propostas de assistência para as famílias com crianças com microcefalia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.