Dilma recebe Castro; Wagner convoca ministros para discutir ações contra zika
A presidenta Dilma Rousseff em entrevista coletiva após reunião sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegyptiA presidenta Dilma Rousseff em entrevista coletiva após reunião sobre ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
A presidente Dilma Rousseff se reuniu na tarde desta quarta-feira, 10, com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em encontro incluído pouco antes na agenda da presidente. A reunião aconteceu após Dilma receber representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Ao mesmo tempo em que a presidente conversou reservadamente com o ministro da Saúde, o titular da Casa Civil, Jaques Wagner, convocou mais uma reunião para tratar da mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya.
No próximo dia 13 ocorrerá a campanha nacional de conscientização, com a presença das Forças Armadas. A ideia é que a própria Dilma vá a algumas casas conversar com moradores sobre as medidas que devem ser tomadas para eliminar o mosquito. Ela deverá participar da visita a residências no Rio, cidade que está no centro das preocupações do governo por conta das Olimpíadas.
Participaram do encontro com Jaques Wagner os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo); Valdir Simão (Planejamento); Tereza Campello (Desenvolvimento Social); Aldo Rebelo (Defesa); Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social), além de secretários executivos de outras pastas.
Mais cedo, Wagner teve uma reunião com Castro e com o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, para tratar das ações de combate ao mosquito. O encontro teve como objetivo avaliar novas tecnologias de combate ao zika vírus.
Em conjunto, as duas pastas – Saúde e Ciência e Tecnologia – desenvolveram um projeto que foi debatido na reunião com uma série de medidas relacionadas ao surto da doença. Além de estudos que tratam de possíveis vacinas, o projeto prevê, por exemplo, propostas de assistência para as famílias com crianças com microcefalia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.