Dilma recebe líderes dos Brics para cúpula do grupo de economias emergentes
Fortaleza, 15 jul (EFE).- A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta terça-feira em Fortaleza os líderes da Rússia, Índia, China e África do Sul para iniciar a 6ª Cúpula dos Brics, fórum que reúne as cinco maiores economias emergentes do mundo.
Os presidentes da China, Xi Jinping; Rússia, Vladimir Putin, e África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro de Índia, Narendra Modi, foram recebidos um por um por Dilma no Centro de Eventos do Ceará.
Sob um forte esquema de segurança, Modi foi o primeiro líder a chegar, por volta das 10h20, enquanto Putin foi o último, meia hora depois.
Após conversarem por alguns minutos, os cinco começaram uma sessão privada de trabalho. Em seguida, eles participarão de um almoço oferecido por Dilma, segundo a agenda divulgada pelo governo brasileiro.
Posteriormente, os líderes farão a primeira sessão plenária da cúpula, onde deverão formalizar a criação de um banco de desenvolvimento conjunto e de um fundo de reserva como alternativas ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional.
Os líderes deverão deixar o Centro de Evento às 18h e se deslocarão para Brasília, onde amanhã se reunirão de maneira inédita com os presidentes dos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). EFE
ass/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.