Dilma recebe presidente da Guiana antes da Cúpula do Mercosul

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 12h05

Brasília, 17 jul (EFE).- A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira, antes do início da Cúpula do Mercosul, seu colega da Guiana, David Granger, que nesta reunião pretende tratar do conflito fronteiriço entre seu país e Venezuela.

A reunião foi de caráter privado e realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores, onde hoje mesmo ocorrerá a cúpula semestral do bloco entre Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

A Guiana estará presente na reunião em qualidade de Estado associado e fontes do governo de Granger anteciparam que aproveitará para buscar o apoio dos países do Mercosul frente ao agravamento do centenário conflito que seu país mantém com a Venezuela pela zona conhecida como Esequibo.

A cúpula de Brasília propiciará o primeiro encontro de Granger com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, desde que em maio as relações entre ambos países congelaram por conta de um decreto assinado pelo líder bolivariano, que declara venezuelanas todas as águas marítimas diante do litoral de Esequibo.

Nessa zona reivindicada por ambas nações, a companhia petrolífera Exxon Mobil confirmou o achado de importantes reservas de petróleo que propõe explorar amparada pelo governo da Guiana, o que Maduro qualificou de “inaceitável” e tachou até de “agressão”.

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, que na quinta-feira participou em Brasília de uma reunião ministerial do Mercosul, afirmou que o agravamento do conflito com a Guiana corresponde a supostas intenções da multinacional americana Exxon de “se apoderar” dos recursos naturais da Venezuela.

“Isso é preciso denunciar ao mundo. Está sendo tecida uma campanha de descrédito visando a um só objetivo, que é se apoderar dos recursos energéticos imensos da Venezuela”, disse Rodríguez aos meios de comunicação oficiais venezuelanos, os únicos com os quais falou desde que chegou a Brasília. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.