Dilma se reunirá com presidentes de EUA, México, Colômbia e Haiti no Panamá
Brasília, 7 abr (EFE).- A presidente Dilma Rousseff chegará ao Panamá na próxima sexta-feira para participar da Cúpula das Américas, durante a qual se reunirá com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama; do México, Enrique Peña Nieto; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e do Haiti, Michel Martelly.
“Essas são as únicas reuniões bilaterais previstas até agora”, disse em entrevista coletiva o chefe do Departamento de Assuntos Interamericanos do Ministério das Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho.
O diplomata disse que Dilma também deve reunir-se com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e que ainda podem acontecer encontros particulares com outros chefes de Estado, mas ainda não foram confirmados.
Em relação à própria cúpula, Carvalho destacou a “expectativa enorme” que existe em todo o continente pela que será a primeira participação de Cuba nestas reuniões, que chegarão no Panamá a sua sétima edição.
“Representa a esperança por uma maior integração de todas as Américas”, declarou o diplomata, que lembrou que Dilma, em coro com todos os presidentes latino-americanos, declarou há dois anos na cúpula de Cartagena (Colômbia) que aquela tinha sido “a última sem Cuba”.
Sobre o conflito entre Estados Unidos e Venezuela, Carvalho comentou que a cúpula pode ser o cenário propício para um diálogo direto entre os países.
“O caminho bilateral é sempre o mais apropriado para iniciar um diálogo”, afirmou o diplomata, opinando que o momento ideal para isso seria o recesso que os presidentes terão no marco da cúpula, da qual participarão tanto Obama como o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
No entanto, Carvalho reforçou que, do ponto de vista do Brasil, o mais importante da Cúpula das Américas será a incorporação de Cuba, que estará representada por seu presidente, Raúl Castro.
“É importante ressaltar que será a primeira vez que participarão todos” os países do continente americano, concluiu. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.