Dilma venceria 1º turno com 43,7% dos votos, diz pesquisa
Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira aponta que a presidente Dilma Rousseff venceria o primeiro turno das eleições de outubro com 43,7% dos votos se o pleito fosse realizado hoje.
Segundo a pesquisa, elaborada pelo instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), com esta porcentagem, Dilma venceria Aécio Neves (PSDB), que receberia 17%, e Eduardo Campos (PSB), que teria 9,9% da preferência.
Já em um cenário com Marina Silva (PSB) no lugar de Eduardo Campos, Dilma venceria com 40,7%, seguida por Marina (20,6%) e Aécio Neves (15,1%).
O panorama traçado pela pesquisa divulgada hoje é muito similar ao de outra que o MDA revelou em novembro do ano passado, que atribuía a Dilma o apoio de 43,5% do eleitorado, contra 19,3% de Aécio.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse mais de uma vez, e inclusive na presença de Dilma, que o principal objetivo do PT é a reeleição da presidente no pleito do dia 5 de outubro.
Na pesquisa também foi avaliada a percepção que os eleitores têm do governo, cuja taxa de aprovação caiu para 36,4% – em novembro, era de 39%. Para 37,7% das pessoas consultadas, o governo é regular, e 24,8% o avaliaram como ruim.
Como contrapartida, a taxa de aprovação pessoal de Dilma se manteve em elevados 55%, contra 41% de desaprovação.
Segundo o instituto MDA, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e, para sua elaboração, foram consultados 2.000 eleitores de 137 municípios. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.