Diplomata russo é esfaqueado na capital canadense
Toronto (Canadá), 14 mar (EFE).- Um diplomata russo foi esfaqueado nesta sexta-feira nas cercanias da representação diplomática da Rússia em Ottawa, mas não corre risco de morte, informou a polícia canadense, que também anunciou a detenção de uma pessoa relacionada com o ataque.
As autoridades do Canadá disseram que os ferimentos sofridos pelo diplomata não são graves e que não há nenhuma indicação que o incidente tenha motivações políticas.
A polícia de Ottawa não identificou o diplomata e se limitou a afirmar que é um homem de 44 anos. As autoridades também não indicaram a identidade do detido ou sua relação com a vítima.
O ataque contra o diplomata aconteceu em meio ao aumento da tensão entre Canadá e Rússia pela situação na Ucrânia.
O Canadá, onde vivem mais de 1,5 milhão de pessoas que se consideram de origem ucraniana, adotou uma postura de dureza contra as autoridades russas desde que o ex-presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, se viu forçado a abandonar o poder e fugiu à Rússia.
O governo canadense assinalou que não reconhecerá o resultado do referendo independentista deste domingo na Crimeia e advertiu à Rússia para que retire suas tropas do território ucraniano.
Tanto o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, como seu ministro de Assuntos Exteriores, John Baird, compararam a situação na Crimeia com a anexação da Alemanha nazista da região checoslovaca Sudetenland pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.
O Canadá também expulsou do país nove militares russos que se encontravam no país em programas de intercâmbio e ameaçou a Rússia com o “isolamento econômico e político” se não retirar suas forças da Crimeia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.