Diretor da “BBC” alerta sobre pressões externas em ano eleitoral no R. Unido

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2015 16h09

Londres, 14 jan (EFE).- O diretor da “BBC”, Tony Hall, alertou nesta quarta-feira aos funcionários que a emissora pública está em “alto risco” e que pode sofrer um “assalto” durante o ano eleitoral no Reino Unido, quando além disso seu estatuto deve ser renegociado.

Em mensagem aos trabalhadores, Hall pediu que defendam a emissora, cujo estatuto vigente expira no final de 2016, e a não se deixar manipular pelos políticos, que poderiam usá-la como arma com a aproximação das eleições de maio.

“Haverá alguns, e espero que sejam poucos, que tentarão utilizar a iminente revisão do estatuto para influenciar em nossa cobertura de política neste ano tão sensível. Jamais deixaremos que isto ocorra, porque seria trair a audiência e os ideais da “BBC””, declarou.

Hall admitiu que a emissora, sempre submissa à apuração dos políticos e da opinião pública ao ser financiada com uma taxa paga pelos que possuem televisões, pode “cometer erros”, em cujo caso “os corrigirá”.

“Mas nunca confundiremos queixas justificáveis com assédio puro e duro”, advertiu.

Se os políticos quiserem fazer propostas sobre o futuro da “BBC”, a direção da emissora “as escutará”.

Hall pediu aos trabalhadores que defendam a emissora perante os que pretendem fazer “que venha abaixo” e aos produtores de programas que o façam “gastando cada penny público por assim dizer, seu”.

O governo atual, liderado pelos conservadores do primeiro-ministro, David Cameron, indicou que espera da “BBC” que faça mais cortes, depois que a emissora despediu centenas de pessoas e transferiu alguns centros de produção para fora de Londres.

A “BBC”, referência mundial em rádio e televisão, se vê ameaçada pela exigência de cortes e também por políticos e empresários de meios de comunicação, como Rupert Murdoch, que consideram que faz concorrência desleal ao setor privado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.