Diretor da OMC visita Cuba durante viagem pela América Latina

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2014 19h24

Havana, 12 ago (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, iniciou nesta terça-feira uma visita a Cuba como parte de uma viagem que também inclui México e El Salvador.

A agenda de Azevêdo em Havana prevê reuniões com representantes do governo cubano como o vice-presidente Ricardo Cabrisas, o ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, e o vice-titular de Relações Exteriores, Abelardo Moreno, segundo a agência estatal “Prensa Latina”.

Azevêdo também se encontrará com diretores do Escritório Regulador da Zona Especial de Desenvolvimento do Porto de Mariel (localizado na província de Artemisa, no oeste do país), o primeiro de seu tipo em Cuba e que pretende ser o principal foco de atração para o capital e a tecnologia estrangeira.

O diretor-geral da OMC visitou anteriormente o México, onde disse que esse organismo está em “um momento de incerteza”, mas considerou que é “possível encontrar uma solução” e avançar em um pacote para a facilitação do comércio, aprovado na Conferência Ministerial realizada em Bali em dezembro de 2013.

A OMC foi criada em 1995, em substituição do Acordo Geral sobre Tarifas Alfandegárias e Comercio (GATT), com o propósito de regular os intercâmbios comerciais entre seus membros sob os princípios de igualdade e reciprocidade, e conta atualmente com 160 membros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.