Diretor de estúdio de Hollywood chama Espanha de país antissemita
Los Angeles (EUA), 4 ago (EFE).- O executivo-chefe da Relativity Media, Ryan Kavanaugh, afirmou que o antissemitismo é alarmante na Espanha em resposta à carta assinada por um grupo de artistas do país, entre eles Javier Bardem, Penélope Cruz e Pedro Almodóvar, na qual acusam as Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) de genocídio.
Kavanaugh fez essas declarações para a revista “The Hollywood Reporter” que publicou hoje suas reações. Com isso, ele é o primeiro grande diretor de Hollywood a expor sua opinião desde o início da última ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
O executivo da Relativity Media, empresa que coproduziu “A Rede Social”, “O Vencedor” e “Nine” (filme que contou com Penélope Cruz), disse que a carta citada “fazia seu sangue ferver”, mas que não estava surpreso que a mesma tivesse origem na Espanha onde, segundo ele, o antissemitismo está no alerta máximo.
“Todos esses judeus que pensam que não poderia ocorrer outro Holocausto deveriam visitar a Espanha e muitas partes da Europa”, comentou Kavanaugh, neto de sobreviventes do Holocausto, que se queixou do silêncio de Hollywood em relação à carta de Bardem, Penélope Cruz e Almodóvar.
“Estou extremamente decepcionado”, comentou o executivo, que comparou a falta de reação com a que aconteceu quando os campos de concentração começaram a funcionar na Segunda Guerra Mundial.
A “The Hollywood Reporter” informou que muitos diretores de Hollywood, onde a presença de judeus é notável, comentaram em particular que estão “furiosos” com as declarações dos artistas espanhóis.
“Aqueles que afirmam que Israel comete um genocídio ao invés de apenas se defender são pessoas ignorantes, que não conhecem a situação e não deveriam fazer comentários, ou então, são verdadeiros antissemitas”, disse Kavanaugh.
Entre as figuras conhecidas de Hollywood, apenas o ator Jon Voight criticou a carta e chamou seus autores de “ignorantes”.
Kavanaugh evitou fazer comentários sobre os efeitos negativos que a carta poderia trazer para a carreira de Javier Bardem e Penélope Cruz em Hollywood, se a mesma serviria como um impedimento para que os espanhóis atuassem em algum de seus filmes no futuro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.