Dirigente militar do EI morre em bombardeio em Faluja

  • Por EFE
  • 03/06/2016 12h05
EFE Bombardeio Iraque - EFE

Um suposto dirigente militar do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreu, nesta sexta-feira (3), na cidade de Faluja, após bombardeio da coalizão internacional anti-jihadista. O óbito foi anunciado pelo comando conjunto das forças iraquianas.

Os aviões da coalizão internacional, liderada pelos EUA, atacaram um centro de comando do EI no oeste do Iraque, o que provocou a morte e ferimentos de dezenas de combatentes.

Entre os mortos, está um destacado dirigente militar da organização radical, ainda não identificado, além de outros líderes que estavam reunidos no local.

Além disso, foi bombardeado o acesso principal à rede de túneis subterrâneos do EI na zona de Albu Yubail, que se estende até o bairro de Shuhada e Nezal, no sul de Faluja.

Segundo o comunicado, a operação da aviação internacional se baseou em informações de inteligência facilitadas pelas autoridades iraquianas.

A coalizão, integrada por mais de 50 países e capitaneada pelo Exército americano, apoia o governo de Bagdá na luta contra os jihadistas e intensificou as hostilidades sobre a zona desde o começo da ofensiva sobre a cidade.

Em 23 de maio, as forças ianque-iraquianas lançaram uma operação militar para libertar Faluja, que está em mãos dos terroristas desde princípios de 2014.

Esta semana começou a terceira fase da ofensiva sobre o centro da cidade, mas ainda não foi possível penetrar em seu núcleo urbano, devido à presença de dezenas dos civis, assim como à resistência do EI.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.