Distúrbios entre polícia e manifestantes deixam 29 feridos na Macedônia

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h26
  • BlueSky

Atenas, 6 mai (EFE).- Os distúrbios desta quarta-feira entre policiais e manifestantes que protestavam contra o governo da Macedônia em frente à sede do parlamento em Skopje deixaram 29 pessoas feridas, informou o porta-voz da polícia.

“Alguns manifestantes começaram a jogar pedras e outros objetos contra o edifício (do parlamento) quebrando janelas e atacando os agentes. Depois a polícia antidistúrbios começou a intervir”, afirmou Ivo Kotevski à Agência Efe.

O protesto, que contou com a participação de aproximadamente mil pessoas, começou pouco depois de o líder do principal partido da oposição, a União Social-Democrata da Macedônia (SDSM), Zoran Zaev, divulgar conversas telefônicas que comprometem a ministra do Interior, Gordana Jankulovska.

As gravações estão relacionadas à morte de um jovem de 22 anos em 2011 como resultado da tortura policial à qual foi submetido.

Zaev acusou a polícia de tentar ocultar o caso, enquanto Jankulovska negou as acusações e afirmou que o agente responsável pelo assassinato foi detido dois dias depois e está na prisão condenado a 14 anos de reclusão.

Há três meses, Zaev começou a divulgar gravações telefônicas que comprometem os mais altos cargos do Estado e que, segundo afirma, provam vários crimes.

A promotoria já apresentou acusações contra Zaev por possuir e publicar conversas gravadas ilegalmente. A previsão é que o julgamento comece ainda em maio.

Um funcionário do serviço de inteligência da Macedônia confessou que gravou ilegalmente conversas de altos cargos e já foi preso. Os integrantes do governo afirmam que os grampos são falsos, já que as vozes estão editadas, e negam as acusações da oposição. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.