Distúrbios por resultado eleitoral deixam cinco feridos na Guatemala

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2015 15h20

Guatemala, 8 set (EFE).- Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas, entre elas quatro policiais, e 16 foram capturadas após os distúrbios ocorridos depois da divulgação dos resultados das eleições gerais de domingo na Guatemala, informou nesta terça-feira uma fonte oficial.

O porta-voz da Polícia Nacional Civil (PNC), Jorge Aguilar, explicou que os fatos ocorreram nas últimas horas em regiões do Progreso (oriente), Petén (norte) e Escuintla (sul).

Aguilar detalhou que simpatizantes de diferentes partidos se enfrentaram em uma aldeia do município de São Cristóbal Acasaguastlán, por não estarem de acordo com a apuração.

Além disso, os agentes capturaram sete pessoas, que incendiaram a patrulha na qual estavam.

Já no município de São Andrés, no departamento nortista de Petén, as forças de segurança detiveram cinco pessoas que estavam inconformadas com o resultado das eleições.

De acordo com Aguilar, os “inconformados” atacaram com pedras e paus os agentes e nos fatos ficaram feridos um subcomissário de prevenção do crime e dois policiais antinarcóticos.

Enquanto isso, no município de Palín, em Escuintla (sul) foram detidas duas mulheres e dois homens que protagonizavam diante da Prefeitura, onde destruíram câmeras de vídeo que vigiam o lugar e agrediram as autoridades.

De acordo com o Ministério de Governo (Mingob), em pelo menos 23 municípios do interior do país ocorreram distúrbios pelos resultados do pleito.

As eleições de domingo foram vencidas pelo comediante Jimmy Morales, da Frente de Convergência Nacional (FCN-Nación), mas 23,89% dos votos conquistados não foram suficientes para chegar à presidência diretamente.

Segundo a Lei Eleitoral e de Partidos Políticos, para evitar um segundo turno, programado para 25 de outubro, são necessário 50% mais um dos votos válidos.

Pelo segundo lugar há uma acirrada disputa entre a ex-primeira-dama da Guatemala (2008-2012) Sandra Torres, da União Nacional da Esperança (UNE) e o empresário Manuel Baldizón, de Liberdade Democrática Renovada (Lider).

Ambos estão em um virtual empate (19,6%), embora Torres tenha uma mínima vantagem de sufrágios.

Segundo o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) ainda falta apurar 329 das 19.582 mesas eleitorais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.