Dois atentados suicidas deixam pelo menos 15 mortos na Somália
Mogadíscio, 5 dez (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas em dois atentados suicidas realizados nesta sexta-feira pela milícia islamita Al Shabab contra um hotel e uma cafeteria da cidade de Baidoa, no centro da Somália.
O governador da região de Bay, Abdi Adan Hosow, disse à Agência Efe que um dos terroristas suicidas usou um caminhão para efetuar o ataque. Ambos os atentados ocorreram à tarde, com poucos minutos de diferença entre eles.
Nas últimas semanas o Al Shabab matou dezenas de pessoas no Quênia, em resposta à presença de tropas quenianas na Somália, onde apoiam o governo local na luta contra os fundamentalistas.
O Al Shabab ganhou notoriedade internacional em setembro do ano passado, quando assumiu a autoria pelo ataque ao centro comercial Westgate de Nairóbi, provocando a morte de 67 pessoas.
Apesar dos avanços políticos conquistados nos últimos anos, a Somália ainda vive sob a tensão de um prolongado e complexo conflito armado.
O grupo terrorista, que anunciou em fevereiro de 2012 sua união formal à Al Qaeda, luta para instaurar um estado islâmico de orientação wahhabista na Somália.
O país vive em guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado do poder, deixando a Somália sem um governo efetivo e nas mãos de milícias radicais islâmicas, senhoras da guerra e grupos de delinquentes armados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.