Dois de cada três tailandeses temem que haverá novo boicote eleitoral

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Bangcoc, 4 mai (EFE).- Quase dois terços dos tailandeses acreditam que voltará a haver tentativas de boicote nas eleições gerais que se prevê serem realizadas no próximo dia 20 de julho, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pela imprensa local.

A pesquisa revela que 62,94% considera que o processo eleitoral não poderá ser realizado com normalidade, contra 24,76% que opina que acontecerá sem problemas e 12,3% de indecisos, segundo o diário “Bangcoc Post”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de maio, dois dias depois que o governo interino e a Comissão Eleitoral acertaram repetir as eleições do dia 2 de fevereiro, invalidadas pelos tribunais devido ao boicote de grupos antigovernamentais.

A pesquisa também revela que 49,68% dos tailandeses prefere que se faça uma reforma política antes de convocar eleições, tal como exigem os manifestantes contrários ao governo da primeira-ministra, Yingluck Shinawatra.

Os antigovernamentais consideram o atual sistema político corrupto e a serviço dos interesses do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawata, irmão de Yingluck, afastado do poder por um golpe militar em 2006. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.