Dois mil bombeiros lutam contra onda de incêndios em estado de Washington

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2014 21h40

Washington, 18 jul (EFE).- Cerca de dois mil bombeiros foram destacados para combater a onda de incêndios que afeta o estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, que já destruíram uma centena de casase deixou milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas.

Em um verão especialmente quente e seco por causa da seca que afeta todo o Oeste dos Estados Unidos, e em uma região castigada por fortes ventos, Washington se tornou cenário nas últimas semanas de muitos incêndios, dois deles especialmente violentos.

Um deles, em Carlton Complex, na zona rural do centro do estado, já destruiu cem casas, automóveis e forçou a saída de toda a população da cidade de Pateros, de 650 habitantes.

Este incêndio, que ontem tinha um perímetro de pouco mais de 72 quilômetros quadrados, avançou vertiginosamente durante a noite, e nesta manhã já tinha se estendido até os 673 quilômetros quadrados, indicaram os serviços florestais do estado.

Julho é o mês mais seco do ano nesta parte dos EUA, e os ventos que sopraram com força durante os últimos dias não devem diminuir no fim de semana.

“Esta é uma situação muito dinâmica. Os incêndios estão muito ativos e as coisas mudam de forma muito rápida”, explicou o porta-voz dos bombeiros Dan Omdal.

O fogo em Carlton Complex obrigou ao fechamento de estradas e rodovias e destruiu redes elétricas, deixando condados inteiros sem luz.

A apenas 160 quilômetros ao sul do incêndio de Carlton, outro violento fogo avança em grande velocidade.

É o incêndio de Chiwaukum Creek, próximo a cidade de Leavenworth, e já foram evacuadas 900 pessoas, e que também obrigou a fechar várias estradas.

“O tempo e os ventos não estão a nosso favor”, lamentou a porta-voz dos bombeiros Mary Bean.

Washington e o estado vizinho do Oregon estão em estado de emergência por causa dos incêndios, e se a situação piorar poderiam mobilizar os reservistas da Guarda Nacional para combater o fogo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.