Dois policiais morrem em tiroteio no sul muçulmano da Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2014 01h56

Bangcoc, 29 jun (EFE).- Dois policiais morreram na Tailândia ao serem baleados enquanto patrulhavam uma estrada na conflituosa região muçulmana do sul do país, coincidindo com o início do Ramadã, informou neste domingo a imprensa local.

Pelo menos dez insurgentes escondidos na estrada abriram fogo durante a passagem de um grupo de seis policiais que patrulhavam de motocicleta perto da cidade de Tak Bai, na província de Narathiwat, segundo o jornal “Bangcoc Post”.

Os dois agentes que fechavam a caravana policial morreram no ato enquanto os outros quatro travaram um tiroteio de 20 minutos com os rebeldes no qual ficaram feridos dois moradores.

Cerca de 6.000 pessoas morreram pela violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que a insurgência muçulmana recrudesceu sua atividade em janeiro de 2004.

Os atentados com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar do desdobramento de cerca de 40.000 integrantes das forças de segurança e a vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.