Dois soldados morrem após explosão de carro-bomba no leste da Ucrânia
Kiev, 2 nov (EFE).- Dois soldados morreram neste domingo após a explosão de um carro-bomba em um posto de controle militar na cidade de Mariupol, no leste da Ucrânia, informou o Conselho de Segurança Nacional e Defesa (CSND).
Mais cedo, o comando ucraniano relatou a morte de outro soldado. Segundo o porta-voz do CSND, Andrei Lisenko, o militar morreu em um ataque das milícias pró-russas que controlam parte de Donetsk e Lugansk, onde hoje os separatistas realizam eleições para escolher suas novas lideranças e representantes no Legislativo.
O Serviço de Segurança da Ucrânia começou hoje um processo penal contra os organizadores deste pleito. Eles são acusados de “atentado contra a ordem constitucional” e “tentativa de usurpação do poder”.
Atualmente, os separatistas controlam um terço de Donetsk e Lugansk, incluindo as capitais regionais e as cidades mais povoadas. A exceção é Mariupol, sede do governo provisório leal a Kiev.
Segundo o governo da Ucrânia, as eleições são ilegais e constituem uma ameaça para uma solução pacífica do conflito, pois são mais um passo em direção da cisão das zonas rebeldes do resto do país. A postura de Kiev é respaldada pelos Estados Unidos, União Europeia e Otan.
A Rússia, por outro lado, anunciou que reconhecerá os resultados das eleições dos separatistas. Segundo Moscou, os insurgentes têm direito de escolher seus representantes nas negociações para encerrar o conflito, que já deixou mais de 4 mil mortos. EFE
bk-bsi/lvl
POL:POLÍTICA,ELEIÇÕES
POL:é:11003000:Política:Eleições
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.