Dominar o inglês será requisito “indispensável” para universitários em Cuba
Havana, 7 set (EFE).- O domínio da língua inglesa se tornará nos próximos anos um requisito “indipensável” para receber um diploma universitário em Cuba, anunciou nesta segunda-feira o ministro de Educação Superior da ilha, Rodolfo Alarcón.
“Com esta medida, dominar essa língua estrangeira (o inglês) passa a ser um requisito imprescindível para o estudante”, anunciou o ministro cubano, de acordo com a Agência de Informação Nacional (AIN).
Alarcón também explicou que embora o estudante univesitário tenha cumprido com todas as matérias de sua especialidade, não receberá o diploma “se não tiver passado nos testes que o aprovem como um interlocutor independente do idioma”.
No entanto, o ministro disse que esse “não é um propósito para 2016, nem sequer tem que ser generalizado para o outro ano”, mas afirmou que será implementado na medida que forem criadas as condições em cada província do país.
Alarcón esclareceu que de agora em adiante o inglês desaparecerá como matéria estudantil obrigatória e do horário de aulas das universidades.
Mas comentou que o idioma seguirá sendo ensinado em cursos e que serão proporcionados os meios informáticos para a formação autodidata, de modo que os alunos façam aulas com a frequência que desejarem e se matriculem no nível que se adaptarem, ou façam um teste de proficiência caso que se sintam preparados.
O diretor considerou que a falta de professores dessa disciplina na educação não pode continuar a fazer com que os graduados de ensino superior cheguem à vida profissional sem poder sustentar um simples diálogo em um idioma que é universal no âmbito acadêmico. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.