Dominicanos pedem modificação de Constituição para reeleição de presidente

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 17h29

Santo Domingo, 28 jan (EFE). – Milhares de cidadãos dominicanos se manifestaram nesta quarta-feira na frente do Congresso Nacional (bicameral) para pedir a modificação da Constituição, e a permissão de dois mandatos presidenciais consecutivos, de modo que o presidente, Danilo Medina, possa optar pela reeleição nas eleições de 2016.

Organizações da sociedade civil convocaram esta “parada patriótica”, que reuniu representantes de diferentes setores sociais, que levavam cartazes com a mensagem “Danilo mais quatro anos”, e falavam palavras de ordem a favor da reeleição do governante.

Os participantes vieram de diversos pontos do país e se mostraram disposto a repetir a ação quantas vezes forem necessárias até conseguir o objetivo. Por mais de duas horas, eles permaneceram nos arredores do Congresso, o que gerou congestionamento nas principais avenidas da capital.

Antes de encerrar o ato, o coordenador do Movimento O Povo Manda, Ángel Tejada, entregou no Senado um documento com o pedido de volta ao modelo prévio à reforma constitucional de 2010, que permite o máximo de dois mandatos para um mesmo presidente.

Vários ministros e legisladores se posicionaram nos últimos dias a favor da reeleição de Medina, que, no entanto, ainda não se pronunciou a respeito, nem expressou intenção de se apresentar a um segundo governo.

Em agosto do ano passado, Medina disse que quando chegasse o momento comunicaria sua opinião sobre o assunto, e expressou de maneira categórica que o candidato presidencial que o Partido da Libertação Dominicana (PLD) apresentasse para as próximas eleições gerais de 2016 receberia seu total respaldo.

“As pessoas devem lembrar que ainda tenho dois anos de governo (…) as candidaturas dos partidos têm prazos rígidos, quando chegar o momento submeteremos nossa opinião (sobre a reeleição) ao eleitorado, se é que ainda querem minha opinião sobre este tema”, declarou à época. EFE

mmv/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.