Donald Trump suspende programa de recepção de refugiados por 120 dias

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2017 11h07
EFE Donald Trump - EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou na sexta-feira (28) pôr fim ao programa conhecido como “Visa Entrevista Waiver”, como parte da ordem executiva que suspende o plano de recepção de refugiados e a concessão de vistos para cidadãos de vários países com histórico de terrorismo islamita.

O “Visa Entrevista Waiver” é um programa permite que certos viajantes, por sua idade ou frequência em suas visitas aos EUA, não precisam ser entrevistados para obter seus vistos de não imigrantes, algo que pode afetar estudantes, tripulantes de aviação, turistas e empresários de todo o mundo.

Esse programa difere do conhecido como Visa Waiver, que isenta de solicitar vistos para os países parceiros dos Estados Unidos, entre eles a maior parte da Europa, Austrália e Chile, e só requer apenas obter a autorização eletrônica ESTA para ingressar ao país.

A ordem emitida por Trump instrui aos consulados americanos para aumentar o pessoal encarregado destas entrevistas, se for necessário, para evitar atrasos.

Em um primeiro momento, o decreto assinado por Trump tinha criado confusão perante a possibilidade que acabasse com o programa Visa Waiver, de grande importância para viajantes que chegam aos Estados Unidos fazendo turismo.

A ordem executiva assinada por Donald Trump no Pentágono se concentra em suspender o programa de recepção de refugiados durante 120 dias para revisar o procedimento com o objetivo de evitar entrada de radicais com motivações terroristas.

Além disso, fecha as portas do país para a maioria de refugiados sírios por tempo indefinido e suspende durante 90 dias a obtenção de vistos em sete países de maioria muçulmana com histórico de terrorismo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.