Dono da Zara assume posto de homem mais rico do mundo por 48h
O bilionário espanhol Amancio Ortega, dono da rede varejista Zara, assumiu por apenas dois dias o posto de homem mais rico do mundo no ranking da revista Forbes. Ortega destronou temporariamente o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, ao atingir um patrimônio calculado em 79,5 bilhões de dólares.
A revista ressalta que a mudança de liderança foi possibilitada pela doação de Gates de 31 bilhões de dólares à sua fundação. “Se Gates não fosse um filantropo tão prolífico, ninguém na Terra poderia sobrepujá-lo”, diz a Forbes. Mesmo assim, o milionário espanhol teve “apenas” 600 milhões de dólares a mais que o americano.
Se “alegria de pobre dura pouco”, a do bilionário Ortega também durou. Apenas 48 horas depois de assumir o ranking do topo, a empresa Inditex, controladora das redes Zara, Massimo Dutti e Pull&Bear, cujas ações tinham subido, tiveram leve queda e Gates voltu a ser o mais rico.
Bill Gates tem patrimônio estimado em 78 bilhões de dólares, enquanto o espanhol, de 77,8 bilhões. É briga “focinho a focinho”, ou de centenas de milhões de dólares a centenas de milhões de dólares, que pode permanecer nos próximos dias a depender da variação das ações.
O brasileiro mais bem colocado no ranking dos magnetas é Jorge Paulo Lehman, em 20º lugar.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.