Doodle homenageia Nelson Mandela

  • Por Agencia Brasil
  • 18/07/2014 08h17

Doodle Nelson Mandela (Reprodução / Google)

O Doodle homenageia nesta sexta-feira (18) o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Mandela, que morreu em dezembro de 2013, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, junto com o também sul-africano Frederik de Klerk, em 1993. 

Leia também no Portal EBC: 

Mandela destruiu o apartheid, diz historiador

Saiba quem foi Nelson Mandela

Nelson Mandela morre aos 95 anos

Nas artes do google, são ilustrados momentos da vida de Mandela, bem como importantes dizeres do líder que marcaram gerações e a história mundial. Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia 18 de Julho de 1918 na cidade de Transke. Conhecido pela habilidade para a resolução dos conflitos, dedicação na defesa da  liberdade no mundo e na promoção das boas relações entre todos os grupos étnicos, Mandela é considerado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, “um combatente da liberdade, um prisioneiro político, um pacifista e um presidente. Curador de nações e mentor para gerações (…) Nelson Mandela é um símbolo vivo de sabedoria, coragem e integridade”. 

Doodle Mandela (Reprodução / Google)

Confira homenagem do Doodle

Mandela coordenou, em 1961, uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para a Argélia para treinamento paramilitar. Em 1962,  foi preso por passar informações da CIA à polícia sul-africana. Já dois anos depois, foi condenado a prisão perpétua. Ficou preso por 27 anos, tornando-se símbolo da oposição ao apartheid. Só sairia da prisão em 1990, quando devido à pressão internacional foi liberado por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. 

Confira outras homenagens do Google

Em 1993, Nelson Mandela candidatou-se à presidência da África do Sul e foi eleito, exercendo o cargo de 1994 a 1999. Em Junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou a sua retirada da vida pública, mas jamais deixou de ser referência na liderança mundial. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.