Doodle homenageia Nelson Mandela
O Doodle homenageia nesta sexta-feira (18) o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Mandela, que morreu em dezembro de 2013, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, junto com o também sul-africano Frederik de Klerk, em 1993.
Leia também no Portal EBC:
Mandela destruiu o apartheid, diz historiador
Nelson Mandela morre aos 95 anos
Nas artes do google, são ilustrados momentos da vida de Mandela, bem como importantes dizeres do líder que marcaram gerações e a história mundial. Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia 18 de Julho de 1918 na cidade de Transke. Conhecido pela habilidade para a resolução dos conflitos, dedicação na defesa da liberdade no mundo e na promoção das boas relações entre todos os grupos étnicos, Mandela é considerado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, “um combatente da liberdade, um prisioneiro político, um pacifista e um presidente. Curador de nações e mentor para gerações (…) Nelson Mandela é um símbolo vivo de sabedoria, coragem e integridade”.
Mandela coordenou, em 1961, uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para a Argélia para treinamento paramilitar. Em 1962, foi preso por passar informações da CIA à polícia sul-africana. Já dois anos depois, foi condenado a prisão perpétua. Ficou preso por 27 anos, tornando-se símbolo da oposição ao apartheid. Só sairia da prisão em 1990, quando devido à pressão internacional foi liberado por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.
Confira outras homenagens do Google
Em 1993, Nelson Mandela candidatou-se à presidência da África do Sul e foi eleito, exercendo o cargo de 1994 a 1999. Em Junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou a sua retirada da vida pública, mas jamais deixou de ser referência na liderança mundial.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.