Dow Jones fecha em alta de 0,16%

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 18h23
  • BlueSky

Nova York, 1 jun (EFE).- O Dow Jones Industrial, principal índice de Wall Street, fechou nesta segunda-feira em alta de 0,16%, em um dia marcado pela divulgação de dados econômicos que geraram um entusiasmo moderado no mercado.

Ao final do pregão, o Dow Jones ganhou 29,69 pontos, para 18.040,37 pontos. Já o seletivo S&P 500 subiu 0,21%, até 2.111,73, enquanto o índice composto da Nasdaq avançou 0,25%, aos 5.082,93.

O primeiro dia do mês de junho começou com um comportamento muito irregular, mas voltou aos trilhos na metade do pregão, apostando claramente nas vendas, embora na última hora tenha perdido ímpeto e os lucros tenham sido discretos.

Os operadores receberam com ânimo dados divulgados hoje sobre o nível do consumo e o setor da construção, que chegaram a encorajar o mercado, mas, à medida que passava o dia, o entusiasmo foi diminuindo.

Por sua parte, o Departamento de Comércio informou que a despesa pessoal dos consumidores dos Estados Unidos se manteve sem mudanças em abril e foi a mais fraca em três meses, contra o leve aumento previsto pelos analistas.

A despesa dos consumidores representa dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA.

Além disso, o Departamento de Comércio também anunciou que a despesa no setor da construção cresceu 2,2% em abril, uma alta maior que a esperada. A despesa do setor nos primeiros quatro meses do ano foi 4,1% maior que no mesmo período de 2014.

Estes dois dados foram interpretados como sinais de que no segundo trimestre haverá uma recuperação da economia, em princípio modesta, e como a intensidade não parece firme, a bolsa de valores reagiu hoje com um pregão discreto.

Por setores, o que mais avançou foi o industrial, que subiu 0,29%, enquanto a perda maior foi a do setor de materiais básicos, que recuou 0,57%.

Dos 30 componentes do Dow Jones Industrial, a empresa que registrou a maior alta foi a agroquímica Dupont (0,89%), seguida por Microsoft e a financeira Goldman Sachs, ambas com um avanço de 0,79%

Por outro lado, as perdas estiveram lideradas pela tecnológica Intel (-1,61%), horas depois de confirmar a compra da companhia rival de semicondutores Altera, em uma operação no valor de US$ 16,7 bilhões.

A Intel foi seguida nas baixas pela farmacêutica Pfizer (-0,55%) e a empresa de telecomunicações Verizon (-0,44%).

Em outros mercados, o ouro caía para US$ 1.189 a onça, enquanto a rentabilidade da dívida pública a dez anos avançava até 2,1811%. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.