Dow Jones fecha em baixa de 0,68%
Nova York, 23 set (EFE).- O Dow Jones Industrial, principal índice de Wall Street, fechou nesta terça-feira em baixa de 0,68%, em um dia marcado pelo aumento das tensões na Síria e pela divulgação de dados díspares na economia internacional.
No fechamento do segundo pregão da semana, o Dow Jones Industrial caiu 116,68 pontos, para 17.056. Já o S&P 500 registrou baixa de 0,58%, até 1.982,77, enquanto o índice composto do mercado Nasdaq caiu 0,42%, para 4.508,69 pontos.
Desde o início do pregão nova-iorquino, os operadores apostaram pelas vendas em meio ao temor nos mercados pelo agravamento da crise no Oriente Médio.
O Pentágono informou sobre o ataque do Exército contra a Frente al Nusra, na Síria, que preparava um atentado iminente, e sobre o início dos ataques contra os principais redutos do grupo jihadista Estado Islâmico com a colaboração de cinco países árabes.
Os investidores também tentaram digerir as medidas anunciadas hoje pela Casa Branca para reduzir as possibilidades das empresas multinacionais adquirirem sociedades estrangeiras com o objetivo de transferir suas sedes fiscais para outros países e evitar o pagamento de impostos.
Além disso, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou que a produção industrial subiu 2,1% em agosto devido, principalmente, ao aumento das exportações, da produtividade e do emprego.
No âmbito econômico internacional, a zona do euro experimenta uma desaceleração no crescimento em setembro, enquanto a China registra um inesperado aumento da atividade industrial, segundo dados provisórios deste mês.
Dos 30 títulos cotados no Dow Jones Industrial, apenas o JPMORGAN registrou leve alta de 0,05%. O restante dos setores de Wall Street registraram baixas, com destaque para Unitedhealth (-1,34%), Travelers (-1,11%), Disney (-1,1 %), Cisco Systems (-1,08%), Microsoft (-1,06%) e United Technologies (-0,99%).
Fora desse índice, o gigante chinês Alibaba caiu 3,03% e suas ações fecharam em US$ 87,17, após seu terceiro dia de cotação na Bolsa de Nova York (NYSE), depois que estreou na sexta-feira com a maior Oferta Pública de Ações da história em Wall Street.
Em outros mercados, o preço do ouro subiu para US$ 1.224,70 a onça, e a rentabilidade da dívida pública americana a dez anos caiu para 2,53%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.