Doze guerrilheiros morrem em confronto com a Polícia na Índia

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2015 03h23
  • BlueSky

Nova Délhi, 9 jun (EFE).- Pelo menos 12 membros da guerrilha maoísta morreram nesta terça-feira em um confronto com a Polícia no estado de Jharkhand, no leste da Índia, informou à Agência Efe uma fonte da Polícia.

Os guerrilheiros viajavam em dois carros no começo da manhã no distrito de Palamau quando as forças de segurança indianas abriram fogo contra eles com base em informações prévias, afirmou o diretor-geral de Operações da Polícia regional, S.N. Pradhan.

Os maoístas responderam à emboscada e durante o tiroteio um dos veículos conseguiu escapar, por isso que a operação de busca continua ativa, acrescentou a fonte, que explicou que os 12 guerrilheiros mortos viajavam no outro veículo.

A guerrilha, que procura impor uma revolução agrária de caráter maoísta, nasceu de uma revolta na aldeia bengali de Naxalbari em 1967, mas nas décadas de 1970 e 1980 foi varrida pelo governo de Bengala, controlado pelos comunistas, e se transferiu para os estados vizinhos de Bihar, Jharhkhand e Chhattisgarh.

Segundo relatório apresentado no Senado indiano, pelo menos 1.922 pessoas morreram nos últimos três anos pela violência maoísta, entre elas 1.179 civis, 432 membros das forças de segurança e 311 guerrilheiros. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.