Duplo atentado deixa ao menos 12 mortos no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 26/06/2014 12h08

(Atualiza número de mortos e acrescenta novos dados).

Sana, 26 jun (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram nesta quinta-feira em um duplo atentado contra a Primeira Base Militar e o aeroporto da cidade de Siun, na província de Hadramut, no sudeste do Iêmen, informou à Agência Efe Said al-Faqih, um porta-voz do Exército.

O atentado contra a base militar foi perpetrado com um carro-bomba, causando a morte de dois soldados.

Além disso, em uma ação paralela, vários supostos terroristas realizaram um ataque armado no aeroporto de Siun, ação que resultou na morte de outro soldado, um oficial, quatro criminosos e quatro trabalhadores de uma fábrica vizinha ao aeroporto, incluindo uma mulher.

A fábrica, segundo um comunicado do Ministério de Defesa do Iêmen, foi atingida por granadas RPG lançadas pelos criminosos.

O Ministério da Defesa acrescentou que o aeroporto se encontra cercado pelas tropas, enquanto os atacantes permanecem posicionados dentro do lugar, fato que poderia dar início a um novo confronto e, consequentemente, elevar o número de vítimas.

Em declarações à imprensa local, um funcionário do aeroporto declarou que um avião da companhia aérea iemenita, que tinha aterrissado em um voo procedente de Sana em meio ao ataque, conseguiu fazer uma nova decolagem e regressar à capital iemenita, sem que houvesse vítimas ou outros possíveis danos.

De acordo com a imprensa local, as comunicações telefônicas da região também estão interrompidas, supostamente por causa de um ataque à sede da companhia estatal, embora essa informação não tenha sido confirmada pelas autoridades.

Siun é a segunda cidade mais importante de Hadramut e é considerada a capital do interior desértico dessa província, enquanto Mukala aparece como a capital do setor litorâneo.

Os combatentes da Al Qaeda e os grupos aliados enfrentam as autoridades iemenitas há três anos com frequentes ataques contra alvos militares.

Por outro lado, as forças de segurança iemenitas anunciaram hoje a detenção do líder e de inúmeros integrantes de uma célula da Al Qaeda em Hadramut, a qual tinha perpetrado um ataque contra um posto militar no último dia 20 de março, uma ação que resultou na morte de 20 soldados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.