Duplo atentado na fronteira da Síria com a Turquia deixa pelo menos 10 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 15h26

Beirute, 20 jan (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta segunda-feira e outras 20 ficaram feridas pela explosão de dois carros-bomba no posto fronteiriço de Bab al Haua, entre a província síria de Idlib e Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Alguns dos feridos se encontram em estado muito grave, por isso que a ONG não descartou que o número de vítimas mortais possa aumentar.

A parte síria da fronteira está sob o controle da Frente Islâmica, principal aliança opositora islamita da Síria, depois que expulsou de suas bases na zona o Exército Livre Sírio (ELS) em dezembro.

Esta ação fez com que os EUA e o Reino Unido anunciassem a suspensão parcial da ajuda que davam ao ELS, embora pouco depois ambas as organizações armadas sírias asseguraram que tinham resolvido suas diferenças.

Nas últimas semanas, foram registrados dezenas de atentados perpetrados com carros-bomba nas províncias do norte da Síria, que desde 3 de janeiro são palco de choques entre rebeldes islamitas e jihadistas.

A Frente Islâmica, junto ao ELS e o Exército dos Mujahedins, lançaram uma ofensiva contra o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, vinculado à Al Qaeda, ao qual acusam de ter cometido violações contra o povo sírio, como assassinatos e sequestros.

Um dos dirigentes do Estado Islâmico advertiu no começo deste mês que havia centenas de jihadistas preparados para cometer atentados com carros-bomba na província de Idlib. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.