Duplo atentado no leste do Iraque deixa pelo menos 17 mortos e 65 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 08/06/2014 06h17

Bagdá, 8 jun (EFE).- Pelo menos 17 pessoas, entre elas cinco policiais, morreram neste domingo e outras 65 ficaram feridas em um duplo atentado em frente à sede do Partido Democrático do Curdistão (KDP) no centro de Yalula, na província de Diyala, leste do Iraque.

Segundo informaram à Agencia Efe fontes policiais, um carro-bomba explodiu junto aos escritórios desse partido (liderado pelo presidente da região do Curdistão, Massoud Barzani) e, quando a Polícia chegou ao local, um suicida detonou o cinto de explosivos que levava, causando a morte a 17 pessoas.

Entre as vítimas fatais há pelo menos cinco membros da Polícia, dos quais um é um tenente-coronel, identificado como Karim al Karaui.

O suplo atentado também causou ferimentos em outras 65 pessoas, algumas delas dirigentes do partido nesta cidade, localizada a 70 quilômetros a nordeste de Baquba, capital de Diyala.

Também ficaram feridos membros das forças de segurança curdas, os chamados “peshmergas”.

Estes novos atentados coincidem com uma ampla ofensiva do jihadista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL) em várias províncias iraquianas, entre elas Al-Anbar (oeste), onde ontem fizeram durante algumas horas centenas de reféns na universidade de Ramadi, capital da região.

O Iraque enfrenta um aumento da violência confessional e os atentados terroristas causaram em 2013 a morte de mais de 8.860 pessoas, das quais 7.818 eram civis, segundo uma apuração das Nações Unidas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.