“É deixar dinheiro para ser corroído com o tempo”, diz economista sobre aplicações na poupança

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2015 10h51

Vale a pena investir no dólar?

Free Images Vale a pena investir no dólar?

Com alta de 10% em julho, dólar lidera o ranking das aplicações, enquanto a Bolsa segue na “lanterninha”. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o analista de investimentos, Fábio Colombo acentuou que o cenário político em agosto deve pesar no mercado.

“Vai continuar difícil, porque temos o lado político, novidades devem sair neste mês de agosto. A tendência é que continue com uma situação com a Bolsa de lado, o câmbio puxado e as aplicações à juros correndo atrás da inflação”, explicou.

E para o pequeno investidor, são cada vez mais restritas as opções para aplicação de eventuais sobras financeiras. O economista Alexandre Wolwacz enfatizou que entre os investimentos ruins, o pior é a caderneta de poupança.

“Com o atual nível de inflação, colocar o dinheiro na poupança é deixar o dinheiro em cima da mesa para ser corroído pelo tempo. Estamos com uma poupança que deve render, no máximo, 7% enquanto a iflação mínima está em torno de 9% a 9,5%. Então, se a pessoa deixar o dinheiro na poupança estará perdendo em torno de 2% ao ano”, disse.

Os especialistas recomendam análise cuidadosa nas aplicações em renda fixa, onde o dinheiro derrete com o imposto de renda e taxas de administração. Eles sugerem as aplicações isentas de tributação, como as LCI – Letras de Crédito Imobiliário – e as LCA – Letras de Crédito do Agronegócio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.