É para uma situação extrema, diz Benedito Braga sobre plano de contingência em estiagem

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2015 15h43

Vista da reserva de Atibainha Luis Moura/Folhapress Cantareira 19-03

A Sabesp ampliará a captação do Sistema Guarapiranga para poupar o Cantareira durante estiagem. O plano de contingência deve ser entregue no fim deste mês de junho. Apesar disso, representantes do governo do Estado fizeram questão de mencionar que não há previsão de utilizá-lo.

O instrumento vai possibilitar que as prefeituras regulamentem ações como multas a serem cobradas de consumidores que desperdicem. O secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, afirmou que a ideia é utilizar o plano apenas em situações extremas.

“Não há uma perspectiva de colocar este plano de contingência em funcionamento. Ele é um plano para uma situação extrema. Estamos trabalhando com as prefeituras do ABC, com outras secretarias envolvidas, como a de Educação, Saúde, para fazer um trabalho que vai ficar para sempre”, destacou.

Nesta segunda-feira (08), a Sabesp implantou um sistema de filtragem por membranas que permite ampliar a produção do conjunto de represas do Guarapiranga. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin afirmou que um volume que abastece 300 mil pessoas vai ser aliviado do Cantareira. “Água do Guarapiranga substituindo o Cantareira. Cada metro cúbico por segundo dá 300 mil pessoas atendidas”, explicou.

As membranas ultrafiltrantes diminuem o tempo do tratamento de água de duas horas para até vinte minutos, possibilitando maior volume. O equipamento é importado da Alemanha ao custo de R$ 42 milhões e foi instalado numa estação de tratamento na zona sul de São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.