É “prematuro falar de cessar-fogo” na Ucrânia, segundo separatistas

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 08h09
  • BlueSky

Minsk, 11 fev (EFE).- O negociador-chefe da autoproclamada república popular de Donetsk, Denis Pushilin, afirmou que “é “prematuro falar de um cessar-fogo” no leste da Ucrânia e que as conversas com as autoridades de Kiev ainda não foram concluídas”.

“Não se descarta que as negociações se retomem hoje de manhã” na capital bielorrussa, Minsk, disse Pushilin à agência de notícias dos separatistas de Donetsk, “DAN”.

O negociador pró-Rússia fez as declarações após a agência oficial russa “TASS” informar ontem à noite, citando fontes anônimas, que a Ucrânia e os separatistas tinham chegado a um acordo de cessar-fogo e um mecanismo para sua supervisão.

O líder acrescentou que o reatamento das negociações dependerá da disposição dos membros do Grupo de Contato (Ucrânia, Rússia e OSCE), e especialmente de Kiev, de responder às propostas das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, as duas entidades separatistas do leste do país.

Por sua parte, o representante dos rebeldes de Lugansk, Vladislav Deinego, afirmou que na reunião de ontem à noite do Grupo de Contato “foram discutidas medidas de caráter político e militar que têm uma oportunidade de chegar a um bom resultado”.

As negociações do Grupo de Contato são consideradas um prelúdio da cúpula que deve ser realizada hoje, também em Minsk, entre os líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França para abordar um plano de paz que ponha um fim ao conflito.

De acordo com dados da ONU, mais de 5.300 pessoas, entre combatentes e civis, morreram nos quase dez meses de conflito armado nas regiões orientais da Ucrânia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.