Economia brasileira se contrai 0,31% em novembro de 2013

  • Por Agencia EFE
  • 17/01/2014 10h26

Rio de Janeiro, 17 jan (EFE).- A economia brasileira se contraiu em novembro do ano passado e caiu 0,31% em relação ao mês anterior, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), um indicador divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Com a retração de novembro, o acumulado do crescimento da economia nos primeiros 11 meses de 2013 caiu ligeiramente para 2,80%.

Este índice de periodicidade mensal teve um resultado inferior ao que esperavam os analistas do mercado, que o usam para prever a tendência do Produto Interno Bruto (PIB).

O PIB acumulou alta de 2,4% nos nove primeiros meses do ano, segundo os dados oficiais mais recentes, divulgados trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBC-Br se calcula combinando índices da indústria, do comércio, dos serviços e da agropecuária, mas só é usado como uma referência, porque é menos amplo que o dado oficial do PIB.

O mercado financeiro calcula que o PIB terminou em 2013 com expansão próxima a 2,30%, segundo pesquisas elaboradas pelo BC. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.