Economia japonesa cresceu 0,6% entre janeiro e março
Tóquio, 20 mai (EFE).- A economia japonesa cresceu entre janeiro e março 0,6% em comparação com o trimestre anterior, somando dois períodos consecutivos de crescimento, informou o governo nesta quarta-feira (datal local).
O crescimento foi o dobro dos 0,3% registrados entre outubro e dezembro de 2014 pela terceira economia mundial.
O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu 2,4% em cálculos anualizados, mostraram os dados publicados pelo Escritório do Gabinete.
Esses números deram fôlego ao governo do primeiro-ministro Shinzo Abe e a seu agressivo programa de reforma econômica, batizado de “Abenomics”, depois de a economia encolher meio ponto entre julho e setembro de 2014.
Especialmente relevante é o avanço de 0,4% intertrimestral que o consumo registrou (que significam 60% da economia do país) em janeiro a março, ligeiramente acima do esperado pela maioria dos economistas.
O número leva a pensar que os efeitos da alta de três pontos do IVA ano passado, que prejudicou enormemente a demanda, poderiam estar começando a se dissipar.
As exportações, outro dos motores da economia japonesa, mostraram um crescimento sólido de 2,4%.
No entanto, o investimento de capital das empresas aumentou 0,4%, abaixo das expectativas dos analistas, próximas de 1%.
O governo Abe depositou esperanças em que o setor privado aumente seu investimento de capital e também os salários, para sustentar um ciclo de consumo sustentável diante da alta generalizada de preços que persegue o Executivo, com o objetivo de deixar para trás quase duas décadas de deflação e estagnação econômica. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.