Economia russa encolhe 2,4% nos primeiros quatro meses deste ano

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 14h03

Moscou, 1 jun (EFE).- A economia da Rússia se contraiu 2,4% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2014, anunciou o Ministério da Economia nesta segunda-feira.

Em abril o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 4,2%, e nos primeiros três meses a economia tinha decrescido 2%.

O PIB caiu 1,4% em janeiro, 1,3% em fevereiro e 2,7% em março, segundo o ministério russo.

Contribuíram para esta tendência a diminuição de extração de matérias-primas, do processamento de produtos, no setor de construção e transporte de mercadorias, e também a queda do consumo por causa da redução dos salários.

A produção industrial continuou em queda, com redução de 0,6% em março e 4,6% mês passado.

O governo afirma que apesar desses dados o PIB encolherá apenas 2,8% este ano, e se recuperará em 2016, com previsão de crescimento de 2,3%.

Essa não é a opinião do ex-ministro de Finanças, Alexei Kudrin, que advertiu hoje que a Rússia vive uma crise econômica cuja pior fase ainda está para chegar.

“O pico da crise está para chegar. A queda do PIB no segundo trimestre de 2015 será maior do que no primeiro. Nesta situação não podemos dizer que o pior já passou”, disse à “Interfax” o responsável pelas finanças russas entre maio de 2001 e setembro de 2011.

A Rússia entrou em recessão principalmente pela brusca queda dos preços do petróleo desde a segunda metade do ano passado e, em menor medida, pelas sanções do Ocidente pela interferência russa na crise da Ucrânia.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.