Agropecuária explica desempenho menos negativo do MS no PIB de 2015, diz IBGE
O Mato Grosso do Sul teve o melhor desempenho, entre todos os Estados, no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, segundo os dados das Contas Regionais, divulgados nesta quinta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o PIB nacional recuou 3,5%, o PIB do Mato Grosso do Sul encolheu apenas 0,3% ante 2014. Segundo o IBGE, o PIB da agropecuária explica o movimento.
“Boa parte deste resultado da economia sul-mato-grossense deve-se ao desempenho positivo da Agropecuária (10,1%)”, diz nota divulgada pelo IBGE.
Em São Paulo, o PIB encolheu 4,1% em 2015, mais do que a média de 3,5%. O PIB industrial paulista tombou 7,3%, enquanto o PIB da agropecuária avançou 8,4% no Estado, na comparação com 2014.
No PIB nacional, a indústria encolheu 5,8%, enquanto o PIB de serviços caiu 2,7% e a agropecuária avançou 3,3%, na contramão. “Se tem uma queda no comércio e na construção nessa magnitude, claro que os Estados que vinham crescendo apoiados nessas atividades, vão se ressentir”, disse Frederico Cunha, gerente de Contas Regionais do IBGE.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.