Após Agência Fitch, DBRS Morningstar eleva nota de crédito do Brasil para BB

Anúncio aponta perspectiva de declínio nos riscos fiscais do país e ‘tendência estável’ do país

  • Por Jovem Pan
  • 28/07/2023 17h00 - Atualizado em 28/07/2023 17h00
Creative Commons/Pixabay Uma pequena torre de moedas prateadas em cima de várias notas coloridas Anúncio acontece dois dias após a agência norte-americana de classificação de risco Fitch Ratings elevar a nota de crédito do Brasil

A agência de classificação de risco DBRS Morningstar anunciou nesta sexta-feira, 28, a elevação da nota de crédito do Brasil de “BB(low) para “BB”, com “tendência estável”. O anúncio acontece dois dias após a agência norte-americana de classificação de risco Fitch Ratings elevar a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável, em movimento que reforça a percepção de melhora nas condições fiscais e econômicas. Na decisão, a agência aponta perspectiva de declínio nos riscos fiscais do país, destacando os esforços de reformas que contribuirão para a melhora nos resultados primários nas contas públicas, no período 2023-2026, bem como ressalta duas ações que contribuem para a redução de riscos no campo fiscal. A primeira são medidas implementadas para incrementar as receitas públicas, enquanto a segunda se refere ao arcabouço fiscal, que  levará as contas públicas para um resultado primário de 1% do PIB em 2026.

A agência destacou ainda fatores institucionais positivos como elementos que permitem ao país mitigar impactos de choques, citando a credibilidade do regime de metas de inflação e um sistema bancário bem capitalizado e com ampla liquidez e baixa exposição à moeda externa. Por fim, a DBRS Morningstar aponta para a perspectiva de crescimento potencial do PIB real em torno de 2%, mas reconhece que o impacto de reformas microeconômicas poderia alavancar o investimento e a produtividade e resultar em melhores taxas de crescimento econômico. Para a agência, a reforma tributária, em tramitação no Congresso Nacional, trará um efeito positivo para o crescimento ao trazer ganhos de eficiência para o país.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.